Neste blogger você vai encontrar a mensagem certa para a sua vida...Espiritual e emocional.você vai encontrar mais de mil mensagens nesse blogger de diferentes autores que vai impaquitar a sua vida para está mas perto do Deus de toda mensagem que consola e edificar os que valoriza e amam a sua palavra e aplica a mesma nas suas vidas.Que Deus ti abençoei todas as vezes que visitares este blogger.Amém

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Costume e doutrina

Os bons costumes são regras que conhecemos e, ao praticar - las, podemos viver melhor como cristãos.

Paulo observou que "as más conversações corrompem os bons costumes"(1Co 15:33). Porém, todo costume, mesmo sendo muito bom, não tem a relevância e a aplicação de uma doutrina. As doutrinas são baseadas num conjunto de princípios bíblicos, estabelecidos por Deus exclusivamente em sua palavra. São regras imutáveis da nossa fé e de nosso comportamento para com Deus e para com os homens.

Qual é a diferença entre doutrina e costume?

1- O costume pode ser passageiro, a doutrina permanece firme,

Paulo defendeu o "costume" do uso de véu para cobrir a cabeça das mulheres (1Co 11:4), mas ele mesmo teve a coragem de afirmar que isso era um costume, e não uma doutrina [1Co 11:16] Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. As mulheres de milhares de igrejas oram sem véu na cabeça hoje em dia, e isso não é pecado, porque foi um costume antigo abolido. Entretanto, as doutrinas ensinadas por Paulo não foram anuladas [Is 40:8] Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

2- O costume muda, a doutrina permanece inalterável,

O costume muda de igreja para igreja, e até na mesma denominação, e, mais ainda, se compararmos cidades, estados e países diferentes. Os costumes estão geralmente arraigados à cultura de um povo. Uma doutrina não pode ser diferenciada para diferentes culturas. Ela tem o mesmo peso para todos os crentes em todos os lugares.

3- O costume é estabelecido por homens, a doutrina, por Deus,

A serem idealizados por homens, os costumes podem funcionar no sentido de perpetuar a vontade humana e sujeitar os demais a um domínio, o qual, sabemos, é passageiro. Leia o que Paulo fala em colosenses 2:8, 23.

No entanto, é próprio ressaltar aqui que os costumem não os exageros, devem ou podem ser aceitos, porquanto fazem parte da cultura do povo. Mas, não devem ser contados como elementos que garantem ou deixam de garantir a salvação.

Costumes só é bom quando está baseado nos parâmetros da palavra de Deus segundo o novo testamento. No meio evangélico é vasto os costumes, uns são fardos e outros aliviam a igreja do senhor. Não é bom deixarmos de lado os costumes que a palavra de Deus nos manda praticá-los, os quais são:

Apratica da oração [Dn 6:10] Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. [Dn 6:11] Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.

A pratica do jejum [At 13:2] E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

A pratica da hospitalidade [Rm 12:13] Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; [1Tm 5:10] Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

A pratica da leitura da palavra de Deus [1Tm 4:13] Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
A pratica da meditação na palavra de Deus [Js 1:8] Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

A pratica da piedade [2Pe 3:11] Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,

A pratica da pregação da palavra de Deus [2Tm 4:2] Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

A pratica do amor [2Tm 3:10] Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

A pratica da hora aos ungidos do senhor [1Pe 2:17] Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.

A pratica de congregar [At 3:1-3]"1 E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. 2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. " [Hb 10:25] Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Devemos agradar ao senhor deixando os costumes ruins...

• O costume de Chegar atrasado à casa do senhor

• O Costume de não orar quando chegamos à congregação

• O costume de conversar na hora do culto

• O costume de mascar chiclete na igreja durante o culto

• O costume de beber água varias vezes no culto

• O costume de visitar o banheiro varias vezes sem necessidade

• O costume de falar mal do pregador depois do culto

• O costume de andar fuxicando de casa em casa

• O costume de não beber coca- cola por achar que é uma bebida que contem álcool

São inumeráveis os ruins costumes

Autor: Conferencista Carlos Ribeiro da MPN- Ministério pregai às Nações.

Nenhum comentário: